domingo, 10 de abril de 2011

OLHAR PARA O PRÓPRIO UMBIGO...

Responda rápido: quantas vezes esta semana você pensou nas consequências que suas ações podem causar nas outras pessoas e, com base nessa reflexão, agiu de forma que esse impacto fosse o menos negativo possível?
Se você respondeu “nenhuma”, pode ser que você seja mais uma pessoa que está olhando muito para o próprio umbigo, sem dar a mínima bola para o que acontece ao seu redor.
Vejo aos montes exemplos de pessoas assim e, por essas pessoas, continuo sentindo vergonha transferida.
Clientes do Taubaté Shopping continuam estacionando em locais proibidos, apesar de 600 vagas extras disponíveis no local, que ficam vazias geralmente. Clientes dos supermercados, quando terminam suas compras, largam o carrinho na vaga de estacionamento ao lado do seu carro por pura preguiça de devolvê-los ao local de onde foram retirados. Um amigo do trabalho ouviu uma senhora que estava na fila do caixa do supermercado dizendo que acha bobagem se preocupar com o consumo das sacolas plásticas porque ela não estará mais viva quando o problema do lixo plástico realmente estourar. Na rua de minha casa, que fica perto de uma via ferroviária, moradores utilizam a área ao redor da linha do trem como lixão... E ainda continuo vendo pessoas jogando bitucas de cigarro e outros lixos nas vias públicas.
Você pode justificar que a ignorância - a falta de conhecimento e instrução sobre determinado tema - é um dos principais motivos para as pessoas agirem assim, mas tenho minhas dúvidas.
Hoje em dia, todo panfleto traz a orientação para não ser descartado em vias públicas; qualquer catador de lixo, por menos instrução que tenha, sabe a importância, financeira e para o meio ambiente, da separação de resíduos; o bom motorista conhece as leis de trânsito, o que inclui as regras sobre onde é permitido ou não estacionar; todo mundo sabe que uma das principais causas de enchentes é o entupimento das bocas de lobo causado pelo lixo que se acumula nas ruas...
Se mesmo sabendo de tudo isso, as pessoas continuam com os maus hábitos, é porque, na realidade, estão mais preocupadas em garantir vantagens próprias e pensam que tudo é válido no seu mundinho egoísta.
Voltadas para o próprio umbigo, pouco se importam em contribuir para uma convivência social mais organizada, tranquila, limpa e, o que é mais importante, solidária com as outras pessoas.
Pode ser que um dia sintam o reflexo negativo de suas atitudes na própria pele.
Mas aí, poderá ser tarde demais.

4 comentários:

Adriana Otani disse...

Olhar para o próprio umbigo também me faz lembrar de pessoas que reclamam de atitudes que outras pessoas têm em relação a ela, porém não se dão conta de que elas fazem o mesmo com os outros.
Sobre o descarte de lixo, lembrei da matéria abaixo que assisti no sábado. Segue o link:

http://noticias.r7.com/legendarios/videos/felipe-solari-foi-ate-as-ruas-descobrir-o-que-existe-dentro-dos-bueiros/idmedia/fa6c337430f7f48af6aa426b4af112d9-1.html

Meyre lapido disse...

O bem é gerador da harmonia, da paz, da felicidade, do equilibrio,da saude, da ordem e do progresso. E não há ninguem que não possa pratica-lo.O homem jamais será feliz enquanto permanecer na posição egocentrica de querer que tudo fique em torno de si. Enquanto não refletir se as atitudes que está tomando não são prejudiais às pessoas e ao meio ambiente . Ou seja, enqto não parar de olhar somente p/ seu proprio umbigo e não enxergar o mundo como um todo!

victor disse...

Oi meu amor, o bom da historia é que a raça humana esta em estinção (com se escreve corretamente em portugues essa palavra??). Os seus exemplos são de Taubate, voce não pode imaginar aqui em Porto Velho.
Te amo

Carolina C Souza disse...

Karina, não plagiei seu post ok? rs Pois acabei de postar um texto falando exatamente sobre isso: egoísmo. Como as pessoas conseguem esquecer dos demais seres ao seu redor para pensar somente nelas! É muito triste isso. Lamento muito que nós, seres humanos "evoluídos" podemos ser tão atrasados em muitos conceitos.
Ótima semana.
Ah, depois dá uma passada no meu blog.
Beijos