sábado, 20 de agosto de 2011

SE VOCÊ NÃO SABE PARA ONDE QUER IR...

...QUALQUER LUGAR SERVE!

Talvez você já tenha escutado a frase que usei como título deste texto. Geralmente, ela é utilizada para explicar a importância de estipular metas e planejar o caminho para atingir objetivos profissionais. É como se fosse um alerta que, se você não sabe o que quer da vida, vai acabar em qualquer lugar, fazendo qualquer coisa.

Quando se trata de viagens, talvez essa frase não seja tão ruim assim. Se for considerar às vezes que eu mesma tomei a iniciativa, posso afirmar que viajei pouco na minha vida. Quando tenho que sair da minha cidade, geralmente é em função do trabalho. Nas poucas vezes que viajei a lazer, foi por convite ou ideia de outras pessoas. E quando aceitei, quase sempre fui despreparada, sem saber o que seria interessante conhecer na cidade que eu estava visitando pela primeira vez. Apesar disso, viajei mais do que muita gente já pensou em viajar.

Quase todos os lugares que conheci até hoje, conheci por acaso. Não planejei, não escolhi... Simplesmente fui. Por conta disso, conheço cidades e pontos turísticos (no Brasil e fora dele) que estão no sonho ou nas metas de muita gente que curte viajar.

Normalmente, só penso no privilégio que tive em conhecer o lugar dias depois que a viagem já acabou. Quando faço isso, bate um arrependimento: será que eu poderia ter me me esforçado mais para conhecer melhor o lugar? Ter pesquisado mais informações para me preparar, passeios que eu poderia ter feito... sei lá.

Já me falaram que esse comportamento faz parecer que não ligo para o que estou conhecendo e para as oportunidades que tenho na minha vida. Confesso que, por várias vezes, já me senti culpada pensando se é errado agir assim.

Sei que tenho um modo diferente de "sentir" as coisas. Esse modo é mais devagar, mais reservado. Se conheço um lugar novo, acho ótimo. Se não conheço, não é o fim do mundo. Não sinto "aquela" ansiedade típica de quem está fazendo as coisas pela primeira vez. Os lugares que mais curti até hoje foram os que estive com pessoas e amigos especiais. É isso que me faz lembrar da viagem e ter a sensação de como foi bom viajar.

Então, no meu caso, quando se trata de viajar a passeio, a frase que uso como título para este texto é a melhor que posso usar.



2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia KARINA, gostei muito do seu texto. Luciana me falou sobre o blog de vcs e falou que eu podia comentar.
Por causa do meu trabalho já viagei
muito , sempre tiro um dia para conhecer o lugar, e depois a sensação é essa eu podia ter explorado mais , chega alguém e comenta algo que não se viu, bate vontade de voltar,lá.
Mais às vezes bate depre por esperar mais do lugar , e pensar é só isso?
Por isso continuo viajando e conhecendo, vou adotar a sua frase, gostei.
Forte abç. Boa Viagem

JHD

Marli disse...

Acho que sempre teremos a impressão que poderíamos ter aproveitado mais. Porém, é impossível conhecer tudo num lugar durante uma viagem. Nós não conhecemos tudo nem na cidade em que moramos, como podemos querer visitar tudo num lugar onde passamos, vamos dizer, até mesmo um mês? Impossível!
Portanto, vamos curtir e ficar contentes com o que vemos e deixar o resto para uma outra oportunidade ou quem sabe decidir que o que foi visto já é suficiente.