domingo, 11 de dezembro de 2011

CORRUPÇÃO NO MUNDO TODO E EM TODO MUNDO

Dia 9 de dezembro foi comemorado o Dia Internacional Contra a Corrupção, uma convenção assinada por diversos países, cuja ideia central é fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e a corrupção no mundo todo.

Por conta desta data, diversos eventos foram realizados no Brasil, por instituições públicas, privadas e não governamentais, com o objetivo de discutir ideias e formas de combater as causas mais profundas desse comportamento que, para a maioria das pessoas, é exclusividade dos políticos.

Mas, o que podemos fazer para refletir sobre a corrupção de todo mundo?

Sim, porque você pode não perceber - ou assumir -, mas todos os dias nos deparamos com pequenos exemplos de atitudes corruptas que não dão ibope no Jornal Nacional, mas são tão condenáveis quanto qualquer escândalo político.

Um motorista que paga o "cafezinho" para o policial não apreender seu veículo é menos corrupto que um político que desvia verba pública?  E o garçon da festa de formatura que aceita um trocado para servir, preferencialmente, a mesa de um determinado formando? Sem falar na disponibilidade das pessoas em pagar "um extra" para "agilizar" serviços que demorariam um pouco mais se fossem solicitados pelos meios convencionais.

O mais triste de todos esses exemplos é que as pessoas se orgulham de praticá-los e não reconhecem a gravidade de seus pequenos atos cotidianos.

Uma vez, um policial rodoviário mandou um colega encostar o carro porque ele estava correndo na via Dutra: "você sabe qual é a multa para excesso de velocidade?", o policial perguntou ao meu colega. Divertindo-se, ele compartilhou com os amigos a resposta que deu ao policial: "Não sei não seu guarda, mas se eu pagar aqui, a vista, tem desconto?"

Com atitudes como esta não é surpresa nenhuma o pequeno número de pessoas nas manifestações contra a corrupção que ocorreram no dia nove.

Talvez, as pessoas estejam tão acostumadas a praticar as pequenas corrupções do dia a dia, que considerem hipócrita criticar a corrupção em grande escala... ou talvez não tenham coragem de atirar a primeira pedra porque, na realidade, não são nenhum exemplo de ética e integridade.



QUER DEIXAR UM COMENTÁRIO, MAS NÃO SABE COMO?
O jeito mais fácil é:
1) Clique em "comentários", que aparece logo abaixo deste texto;
2) Digite seu comentário no campo "Faça seu comentário";
3) Em seguida, logo abaixo, digite os caracteres que aparecem na "verificação de palavras";
4) No campo "Escolher uma identidade", clique na opção NOME/URL e, em seguida, digite seu nome na caixinha "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
5) Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo".
6) Para concluir, clique em "Publicar comentário".

4 comentários:

Rubian Almeida disse...

O povo reclama da corrupção dos políticos e não enxergam que eles, são o povo, saíram do povo, e agem como o povo, não sabem ser diferentes.

Victor disse...

Realmente Isso e fundamental, corrupcao nao tem pouca ou muita, pequena ou grande , combater a corrupcao Sao os nossos atos diarios , nao ser corrupito e uma ideologia um meio de vida

Marli disse...

Realmente mostrar indignação não é uma das qualidades do nosso povo. Na Índia, cujo grau de corrupção também é alto, um cidadão (Sri Anna Hazare) tem protestado com greve de fome. Até o Wikipédia explica que Sri Anna já fez 12 dias de greve de fome para protestar contra a corrupção na política indiana e para pressionar o governo a passar uma lei anti-corrupção.
Abaixo à corrupção em todos os níveis!
Parabéns pelo post.

Marli disse...

Oi Karina,

Achei ótimo sua explicação sobre como deixar um comentário. Eu mesma não sabia que era possível sem acessar a página do blog. Posso utilizar sua explicação na minha página? Aliás, por que não utilizar esta explicação em todas as páginas, pois tenho amigos que também não deixam comentários pois não tem uma conta com blogspot. Obrigada pela dica!