domingo, 2 de dezembro de 2012

EU ONTEM E HOJE

Esta semana revivi a época da faculdade mostrando algumas fotos a uma amiga que conheci há pouco tempo. Fotos realizadas em sala de aula, no pátio da Universidade, com os amigos da classe.

Ela me perguntou o que eu sentia em relação àquela época. Olhei bem as fotos e confesso que, apesar de lembrar das emoções daqueles momentos, não posso dizer que sinto falta nem vontade de repetir o que passou.

Perguntei o motivo daquela curiosidade. Ela me disse que sempre acha, quando olha fotos do passado, que ela sempre está melhor atualmente e queria saber se acontecia o mesmo comigo.

Olhei de novo para as fotos e lembrei de como eu costumava ser. Nem melhor nem pior, apenas diferente.

Minhas roupas preferidas eram um macacão jeans e uma calça larga, tipo skatista. Minha preocupação era o conforto, não a moda.

Naquele tempo, era mais difícil pentear a cabeleira. Eu tinha mais cabelo e eram enrolados. Tão enrolados quanto eu...

Minha postura refletia a insegurança que eu sentia em relação a tudo.

E, como não poderia deixar de mencionar, eu era mais magra. E não precisava de esforço para me manter na casa dos 50 e poucos quilos.

As preocupações eram outras. Hoje, parecem bobas, mas foram intensas naquele tempo.

O me fazia chorar no passado é motivo de risada atualmente. O que me comove hoje jamais me abalou quando eu tinha 20 anos.

Olhar para trás é interessante para ver o quanto avançamos em relação à maturidade emocional, o quanto aprendemos com as experiências que vivenciamos.

Cada época, com suas alegrias e dramas, apresenta desafios que devemos superar constantemente.

Ficar lamentando o quanto algumas coisas eram mais fáceis ou mais legais ou quantas oportunidades perdemos quando éramos mais jovens é sofrer duas ou mais vezes.

Todos nós temos uma história de crescimento com episódios dignos de novela ou filme.  A forma como nós olhamos nossa história é o que a torna interessante.

Nenhum comentário: