domingo, 30 de dezembro de 2012

MINHA DICA PARA VOCÊ EM 2013

Se alguém me dissesse, há um ano, que a minha vida mudaria tanto em 2012, acho que eu não acreditaria.

Encerrei 2011 sem planos, sem metas estabelecidas e, para ser sincera, com um único desejo de ficar quietinha no meu canto. Aliás, na época, escrevi um post sobre isso.

Como já havia feito no ano anterior, viajei para Porto Velho para passar o Natal, Reveillon e as férias com o meu marido, que já morava lá há dois anos.

Após as comemorações de final de ano, meu primeiro mês de 2012 parecia ser como outro qualquer quando, um belo dia, recebi um telefonema e uma proposta que mudaria minha vida profissional e, porque não dizer, pessoal: uma oportunidade de trabalho em Porto Velho.

Na hora, quase não acreditei. Eu já havia pensado nessa possibilidade, mas nunca tinha realmente cogitado que ela poderia se concretizar. Afinal, unir o útil (trabalho) ao agradável (ficar junto com meu marido) era um sonho que eu ainda não tinha ousado sonhar.

Mas a proposta veio e, com ela, dúvidas, receios e um certo friozinho na barriga que ao mesmo tempo me incentivava e me deixava com medo de tentar.

Durante quatro dias, pensei, ponderei, tentei me desvincular de qualquer emoção para tomar a melhor decisão. É difícil trocar o certo pelo incerto. Mais difícil ainda é deixar algo que você já faz há mais de 10 anos e começar praticamente do zero.

Resolvi arriscar. Em março, me mudei para essa cidade localizada no Norte do Brasil e distante cerca de 3 mil quilômetros da cidade onde eu vivia minha vida tranquilamente.

Nove meses já se passaram desde que eu tomei essa decisão... E está valendo a pena.

Antes, eu era turista. Agora, sou uma moradora da cidade, sou funcionária de uma empresa, sou uma esposa presente.

Em todas essas condições, aprendo algo novo todos os dias, principalmente quando erro.

O legal de mudar e começar algo novo é que descobrimos nossa enorme capacidade de adaptação e entendemos que não é o lugar que tem que ser bom pra gente se sentir bem. Nós é que temos que estar bem com nós mesmos para ficarmos bem em qualquer lugar. Quando nos sentimos bem, qualquer problema é encarado como um desafio que vai nos deixar mais fortes e preparados para o que der e vier.

Está sendo assim comigo.

Se eu puder deixar uma dica para todos aqueles que desejam uma mudança em sua vida em 2013, mesmo que ela não envolva uma mudança de cidade, minha dica é: pense bem o que você quer, pondere os prós e os contras, veja o que é melhor pra você, mas, sobretudo, ARRISQUE-SE.






2 comentários:

Walmir disse...

Como tudo que é novo, gera um friozinha na barriga e uma certa desconfiança de nossa capacidade de adaptação e superação de novos desafios.
Sair da zona de conforto é muito difícil, mas ao mesmo tempo o desafio nós atrai.
Parabéns!

Marli disse...

Oi Karina, excelente post. Eu sempre fui muito aventureira, mudei de cidade e larguei empregos para tentar algo diferente. O friozinho na barriga é normal e mesmo com muito medo mudei de cidade, de emprego, e de muitas outras coisas. Meu maior medo é de se arrepender de não ter tentado e por isso em 2013 vou arriscar algo que morro de medo e que pode mudar minha vida para sempre. Peço a Deus que seja pelo melhor, mas o frio na barriga é muito grande.