domingo, 17 de março de 2013

SOBRE OS CARROS E O CORPO

Eu não entendo de carros, mas uso um para me locomover aos locais onde gosto ou preciso estar.

Vocês podem não acreditar, mas quando comprei o meu primeiro carro, há 11 anos, não sabia que precisava checar a água e o óleo periodicamente. Acho que não prestei atenção a essa aula na auto-escola. Por causa dessa ignorância, quase deixei o motor fundir uma vez.

Naquela época, por incrível que pareça, eu também esquecia de checar o combustível e muitas vezes, deixei a gasolina acabar. Aconteceu num morro, em frente a um bar e, por pouco, quase fiquei parada na via Dutra. Além da vergonha, o risco de ficar sem combustível num lugar perigoso é enorme.

De lá pra cá, aprendi que é importante fazer revisões periódicas para verificar se tudo está bem. A prevenção ajuda a evitar vários inconvenientes como ter o carro "pifado" e gastar um absurdo corrigindo algum problema que acontece quando você menos espera.

Eu continuo não entendendo de carro, mas, ao analisar sua função e suas necessidades de revisões para prevenção e manutenção, cheguei a uma conclusão sobre o nosso corpo.

Na minha opinião, os carros e o corpo humano são muito parecidos.

Assim como um carro, nosso corpo tem a função de nos levar para onde gostamos ou precisamos estar.

Quando o carro é zero, os donos são mais disciplinados em cumprir os prazos de revisão. A mesma coisa acontece com o corpo. Quando somos crianças, nossos pais são mais rigorosos em cumprir calendários de vacinas, de nos levar todo ano ao pediatra para a consulta de rotina. A atitude é de prevenção.

Com o tempo, quando o carro vai ficando velho, as revisões de prevenção são deixadas de lado e os donos só levam para a concessionária ou para a oficina da esquina quando o veículo apresenta algum defeito.

Nós também agimos assim com o nosso corpo. À medida que envelhecemos, deixamos de lado as "revisões preventivas" e passamos a nos preocupar apenas quando já estamos doentes. Mesmo assim, nem sempre nos preocupamos imediatamente quando aparecem os primeiros sinais de desgaste das "peças" do nosso corpo. Demoramos muito para tomar as providências necessárias. Vamos adiando as consultas médicas por falta de tempo, dinheiro ou, até mesmo, por achar que nada de mal nos acontecerá.

Diferentemente de um carro, no entanto, não é simples repor peças do corpo humano para prolongar sua vida útil. Nesse caso, o hábito da prevenção sempre será a melhor solução.

Para evitar que seu corpo se desgaste antes do tempo, adote alguns hábitos simples que garantirão o seu funcionamento por um longo tempo.

Faça as revisões periódicas, mesmo que não esteja sentindo nada, para avaliar as condições gerais.

Mude hábitos ruins para melhorar o rendimento da sua máquina. Use "gasolina" de qualidade. No caso do corpo, a gasolina corresponde aos alimentos saudáveis que devem ser prioridade na nossa alimentação.

Beba água. Mantenha seu corpo hidratado. Evite o risco de deixar seu motor fundir.

Controle sua pressão. Lembre-se que um pneu muito cheio corre o risco de estourar. Muito vazio, não sai do lugar. Mantenha seu corpo "calibrado" na pressão certa.

Por último, mas não menos importante, use seu corpo. Qualquer máquina enferruja por falta de uso. Com o corpo não é diferente.

Um comentário:

Lucimara Fernandes disse...

Uauuuu... Ká, você arrasou!!!
Adorei a analogia!
Parabéns!!
bjs