domingo, 17 de abril de 2011

FORÇA DE VONTADE NÃO É PARA QUALQUER UM...

A corrida, assim como qualquer esporte, depende de uma atitude que é totalmente pessoal e instransferível: da força de vontade. E, por mais irônico que pareça, força de vontade é uma das poucas coisas que conseguimos demonstrar justamente porque depende, exclusivamente, de nós.

Se não passamos num processo seletivo, pode ser que ele não tenha sido realizado seriamente. Se não conseguimos comprar o carro zero tão sonhado, os juros altos justificam a compra não realizada. Se ainda não podemos ter uma vida independente, nosso escasso recurso financeiro talvez seja o fator que nos impeça de morar sozinhos.

É possivel dar desculpas para quase tudo que não conseguimos realizar na vida, mas para aquilo que depende da nossa força de vontade não há justificativa que convença, por mais que tentemos.

Como a própria expressão diz, mais do que querer ter ou realizar alguma coisa, é preciso que esse querer seja maior do que qualquer desculpa que poderíamos encontrar para justificar a falta de atitude para concretizá-lo. Precisa ser maior do que a preguiça, que a acomodação, do que nossas próprias justificativas.

E para que essa vontade maior realmente prevaleça, muitas vezes é necessário abrir mão de certas coisas com as quais já estamos acostumados, mesmo quando elas nos trazem pequenas satisfações: é assim ao abrir mão de certas guloseimas, se queremos entrar em forma; é assim ao deixar a novela de lado, se queremos aprender algo novo; é assim ao acordar mais cedo, se realmente desejamos a começar a praticar um esporte.

Todos os dias, nos deparamos com situações que testam nossa disciplina e nosso comprometimeto em atingir as coisas que nos propusemos a fazer. Para algumas pessoas, elas serão mais um obstáculo a ser superado e mencionado em sua lista de conquistas. Para muitas, serão a desculpa perfeita para não seguir em frente em seus objetivos. O que é simples para alguns será um fardo enorme para outros.

Uma vez que o esporte foi o tema que me inspirou a escrever esse texto sobre força de vontade, concluo com uma frase atribuída ao empresário Abílio Diniz:

"O desafio de correr não é querer realizar coisas que ninguém jamais fez antes, mas, sim, continuar a fazer coisas que qualquer um pode fazer, mas que a maioria jamais fará."

E eu completo: "... jamais fará por pura falta de força de vontade de, ao menos, tentar."


2 comentários:

Jose Santos disse...

Karina como sempre voce nos surpreende com os seus textos. Quantas coisas nao deixamos de fazer por simples e pura falta de forca de vontade. E isto ai, licao de vida para todos.

victor disse...

Oi meu amor, acredito que força de vontade estaja ligada diretamente a motivação e que tambem podemos ligar as nossas necessidades. Estar motivado é tudo de bom e muito gostoso. Um super beijo