domingo, 8 de janeiro de 2012

GOLS CONTRA NO TRABALHO

A preguiça e a falta de boa vontade das pessoas em fazer o que elas são pagas para fazer me surpreendem a cada dia. Eu sei que já escrevi sobre isso, mas é impossível não continuar comentando.

Um dia desses, fui à locadora da qual sou cliente na cidade de Porto Velho, onde estou de férias. Fica dentro das lojas Americanas e é uma filial da Blockbuster.

Para começo de conversa, o local estava uma bagunça. Filmes de dramas assustados com filmes de terror empilhados lado a lado nas prateleiras desorganizadas. Capas de filmes jogadas para a apreciação e escolha dos clientes, mas que não poderiam ser alugados porque não eram as cópias autorizadas. Por fim (e o pior de tudo), uma atendente que parecia fazer um enorme sacrifício por estar ali.

Me dirigi ao caixa com três fitas e aguardei em frente a ela, que estava dando baixa em alguns filmes. Demorou alguns minutos até que ela, com muita má vontade, olhasse pra mim. Isso foi somente depois que uma fila começou a se formar.

Quando finalmente me atendeu, percebi algo estranho no valor a pagar. Dez reais era o total da locação, de acordo com o valor dos filmes que escolhi. No meu cupom, apareceu escrito "acréscimo" de seis reais e "desconto" de três reais. Como eu não entendi isso, perguntei porque eu tive que pagar treze reais. Sem consultar o sistema e com a maior cara de "ai que saco", a garota simplesmente respondeu que poderia ser alguma coisa que eu fiquei devendo na loja. Como ela poderia saber se nem consultou o sistema?

Para não perder meu tempo com quem desmonstra tamanha preguiça de trabalhar, fui direto ao gerente das lojas Americanas. Ele disse que não era desculpa, mas que a rotatividade nessa seção da loja era muito grande e que os atendentes não permanecem tempo suficiente para aprender a fazer um bom trabalho.

Essa situação me fez pensar que, muitas vezes, as pessoas reclamam que não têm sorte na vida e, principalmente, que não têm oportunidade de mostrar a qualidade do seu trabalho. Mas, o que elas estão esperando? Um bom emprego para mostrar como são boas?

Quem prima pela qualidade do seu trabalho, faz isso em qualquer função que ocupe, não importa se é trabalhando como diarista ou como presidente de uma empresa.

Até onde eu sei, você deve fazer o seu melhor em qualquer coisa que se proponha a fazer. O que acontece depois será consequência, ou seja, o lucro.

Uma vez, assisti ao vídeo de um palestrante em que ele contava que, no começo da carreira, todos os jogadores ganham salário mínimo e que nenhum deles fica fazendo gol contra esperando as coisas melhorarem para mostrarem do que são capazes. Pelo contrário. Primeiro, eles têm que mostrar todo o seu talento para serem notados e, aí sim, começarem a ganhar o que fazem por merecer.

Atender aos outros com má vontade, ir para o seu trabalho como se estivesse indo a um enterro, postar mensagens no Facebook dizendo que não vê a hora do dia terminar podem ser sinais de que você está fazendo gols contra no trabalho.

Tudo o que você faz contribui para formar a sua imagem. Para que lado você está chutando sua bola?

QUER DEIXAR UM COMENTÁRIO, MAS NÃO SABE COMO?
O jeito mais fácil é:
1) Clique em "comentários", que aparece logo abaixo deste texto;
2) Digite seu comentário no campo "Faça seu comentário";
3) Em seguida, logo abaixo, digite os caracteres que aparecem na "verificação de palavras";
4) No campo "Escolher uma identidade", clique na opção NOME/URL e, em seguida, digite seu nome na caixinha "Nome" (não é necessário digitar no campo URL);
5) Caso não queira se identificar, escolha a opção "Anônimo".
6) Para concluir, clique em "Publicar comentário".

Um comentário:

Marli disse...

Pois é Karina, em qualquer lugar do mundo há pessoas que não tem a mínima vontade de trabalhar bem. Aquelas que atendem o público são as mais visadas, pois justamente nessa posição elas precisam mostrar paciência e boa vontade para servir bem o cliente.
Agora sobre o trabalho em geral, a Bíblia diz que devemos fazer tudo o que fazemos como se fosse para Deus. Imagine aquela garota da videolocadora atendendo Deus como ela lhe serviu.