domingo, 11 de março de 2012

MEDO DE TER MEDO

Quem pratica esportes radicais sabe que, mais do que sentir a emoção de fazer algo perigoso e que a maioria das pessoas não tem coragem de fazer, superar o medo é uma das melhores sensações que alguém pode sentir.

Eu já saltei de paraquedas algumas vezes e sei como é. Ao mesmo tempo que você fica cheio de expectativa à espera da sensação de liberdade que um salto pode oferecer, a consciência do seu medo, e a sua determinação em ir adiante apesar dele, também proporcionam um enorme prazer.

Mesmo com toda preparação que antecede um salto de paraquedas, um rafting, um voo de asa delta, uma escalada ou qualquer outro esporte dessa natureza, é impossível não sentir um friozinho no estômago.

Com as mudanças que ocorrem na vida da gente também é assim. Por mais que estejamos preparados, é difícil não sentir um certo receio, um questionamento se realmente fizemos a melhor escolha para nós.

Mudar, seja no aspecto profissional ou pessoal, envolve riscos muitas vezes difíceis de prever. Significa abrir mão de algo que fazemos bem, que é previsível, que nos dá a sensação de que não precisamos mais aprender, pensar, questionar, pois já sabemos tudo o que precisamos. Significa, muitas vezes, começar de novo e, até mesmo, do zero.

Por mais que avaliemos os prós e os contras para nos sentir confortáveis com o que vamos encontrar pela frente, a partir do momento que tomamos a decisão da virada, tudo pode acontecer. As chances de dar certo ou errado são exatamente as mesmas.

Sempre teremos dúvidas que nos farão sentir medo. Vencer o medo de ter medo é o maior desafio para que nossas dúvidas não paralisem nossas ações.

Nenhum comentário: