domingo, 18 de novembro de 2012

PARA QUE SERVE O FACEBOOK?

Um dia desses, li uma entrevista muito interessante com uma cara que resolveu ficar 100 dias sem acessar o Facebook. Ele decidiu fazer isso para saber como seria voltar a ter uma vida fora da rede e, segundo a entrevista, está achando difícil, pois considera que o acesso constante já se tornou um vício.

Realmente, o Facebook vicia. Tem gente que acorda e já acessa para dar "bom dia" ou para ver como os usuários mais criativos escreveram a mesma saudação de forma diferente merecendo, assim, um "curti" logo cedo. Fico pensando se as pessoas que tão alegremente postam "bom dia", "boa semana", frases de motivação e outras mensagens do gênero também fazem isso pessoalmente.

E as lamentações? Tem de tudo no Facebook: indiretas para o chefe, reclamações sobre o mau tempo, sobre a chuva, sobre o calor, desabafos desesperados por manifestações dos amigos virtuais, que apoiam por meio dos comentários ou da opção "curti". Alguém conhece alguém que já teve algum de seus problemas resolvidos logo após publicá-los tão francamente numa rede social?

Uma vez, um colega do trabalho postou um comentário usando tantos palavrões que me fez sentir a tal da vergonha alheia que tanto falam por aí. O coitado não fez por mal... Afinal, o próprio Facebook pergunta "no que você está pensando?". O cara só foi sincero ao responder todos os palavrões que passavam pela cabeça dele naquele momento.

Aliás, sinceridade é muito perigosa no Face. Você se expõe, muitas vezes expõe outras pessoas e nem sempre o que você publica ė o que falaria pessoalmente. Em poucas palavras, algumas pessoas só são como são nas mídias sociais. Ao vivo e em cores a coisa muda de figura. Mas é bom tomar cuidado. No Facebook, a antiga expressão "a primeira impressão é a que fica" está mais atual do que nunca. Nem sempre temos a oportunidade de explicar um post mal colocado.

Não pense que sou contra o Facebook. Muito pelo contrário. Tenho o meu perfil no qual divulgo meus textos do Tangram e meu status de vez em quando. Adoro cada "curti" que recebo (quando recebo). Meu recorde até agora foi 47 em um único post. Número insignificante se considerarmos que tem gente que consegue mais de mil.

Também acompanho o status dos amigos e colegas...e dos amigos e colegas dos meus amigos e colegas... Sei o que comeram, para onde viajaram, que música gostaram, se estão alegres ou tristes, o que estão fazendo no momento. Assuntos que renderiam muitas horas de bate papo pessoalmente, mas que leio rapidamente da mesma forma que "passo o olho" nas manchetes dos jornais.

Tem muita gente que afirma que sua vida é um "livro aberto". Se considerarmos o velho "Diário" como livro, talvez seja essa a funcão do Facebook: estimular o lado escritor que existe em cada um de nós, num exercício constante de tentar tornar interessante as coisas simples que fazemos no dia a dia.








3 comentários:

victor disse...

Oi meu amor, lendo texto fez me recordar que tudo que é novo precisa de certo tempo de adaptação. Imaginamos ler seu texto na década de 90, o leitor iria dizer, o que essa mulher esta dizendo??? Concordo com você que tem gente que extrapola mas acho que faz parte do novo. um super beijo

Marli disse...

Oi Karina,
Ontem fiquei assustada quando vi que alguém havia publicado algo no meu timeline no FB. Removi, mas ainda fiquei com a impressão que alguém invadiu minha privacidade e escreveu algo no meu "diário". FB para manter contato com amigos distantes é uma ótima ferramenta, mas acho que ele é muito público para compartilharmos sentimentos íntimos. Também não gosto que qualquer mudança que fazemos na nossa página é instantaneamente compartilhada, sem perguntar se queremos tal visibilidade.
As redes socias realmente viciam e o Twitter virou uma "droga", pois há pessoas que até em encontros ou reuniões escapam para o banheiro somente para postar algo. Inacreditável!

Unknown disse...

Olá Karina estava falando sobre esse assunto hj com uma amiga, oque facebook representa, ela tem o pensamento dela eu o meu e acho que tem coisas boas e que possamos tirar ´´algumas coisas boas´´ mas do restante é lamentações e muitas besteiras, enquanto você coloque um texto serio ´´recebe poucas curtidas´´ e outros colocam fotos ou textos ridiculos sao extremamente curtidas.....penso será que o ser humano perdeu o senso de inteligência e preguiça de pensar coisas uteis ....
abraço