domingo, 13 de março de 2011

É ERRADO FAZER O CERTO?

A pergunta é um pouco complicada porque cada pessoa tem a sua própria noção sobre esses dois temas e, muitas vezes, o que é certo para alguns é errado para outros. Na maioria dos casos, essa distinção é feita de acordo com os nossos interesses e, não, com o bem comum.
Para não complicar ainda mais, vou tentar citar exemplos de condutas consideradas “certas” pela sociedade.
Todo mundo sabe que a geração de lixo é um grande problema ambiental, mas que é possível contribuir para a redução do impacto que ele traz para o meio ambiente. Fazer coleta seletiva, preferir materiais que possam ser reaproveitados, não jogar lixo nas rodovias, nas calçadas, nas praias são atitudes simples que “todos” podem adotar, independentemente de sua idade ou classe social. Milhões de pessoas que ainda não se conscientizaram do seu papel no problema do lixo, no entanto, usam a famosa justificativa para continuar com suas atitudes erradas: “se ninguém faz isso, por que é que eu tenho que fazer?”
Todo mundo também sabe que o papel dos prefeitos, vereadores, governadores, deputados, senadores e, é claro, do presidente é cuidar dos interesses da população, ou seja, de todas as pessoas que habitam a mesma cidade, o mesmo estado e país. Infelizmente, é comum que usem sua influência política para seus próprios interesses ou daqueles de quem estão mais próximos, como parentes e amigos. O pior é que esses parentes e amigos consideram certo se beneficiarem dessa condição. Nesse caso, a justificativa é: “todo mundo faz isso.”
Casos do uso dessa última justificativa são os mais comuns de encontrar: motoristas que estacionam em locais proibidos porque alguém fez isso; funcionários públicos que usam os instrumentos de seu trabalho para benefícios próprios porque têm a facilidade de passar por cima da burocracia a que estão sujeitos os demais cidadãos; pessoas que jogam guimba de cigarro na rua ou descartam seu lixo em terrenos perto de suas casas porque querem se livrar do “seu” problema sem pensar nos problemas que causarão aos outros; políticos que se deixam corromper deslumbrados pelo poder a que têm acesso...
Quem faz o contrário dos exemplos citados acima sofre, muitas vezes, com a sensação de que, ao fazer o certo, estão cometendo um erro ainda maior: o de se manter íntegro.
Cá entre nós... Existe coisa mais estranha do que a sensação de estar errado ao ser honesto, incorruptível, preocupado com o bem comum?
Como todos os textos deste blog, o objetivo aqui é provocar uma reflexão sobre esse assunto, ter novas visões a partir do que está sendo exposto. A minha versão para o tema não está certa nem errada. Ela reflete apenas a forma como eu vejo a coisa.
Por isso, para encerrar o texto de hoje, deixo um convite a você:
“Se você tem um dólar e eu tenho um dólar e nós trocamos, cada um de nós continua com um dólar. Mas se você tem uma ideia e eu outra e nós trocamos, cada um ficará com duas ideias.”*

Que tal trocar sua ideia com a minha?
*Frase retirada da apostila “Gestão por competência e gestão do conhecimento”, do Professor Mestre Elson Adalberto Teixeira.

4 comentários:

Meyre Lapido disse...

Tudo depende de uma grande reforma íntima, e essa reforma acaba causando estranheza aos outros justamente pelo tempo de mudança de cada um. Devemos nos manter firmes no nosso desejo de fazermos o que nos parece certo, assim, sem sermos arrogantes ou ironicos poderemos despertar essa reforma tbém em outras pessoas.

Renato Paiva disse...

Karina outro dia conversando comigo mesmo apos vivenciar um episodio que facilmente julgado como errado nesta sua linha de pensamento, me omiti.
Esta omissão me causou mais descontentamento do que a propria ação executada pelo cidadão.
O seu texto me chamou a atenção não só para a questão certo ou errado, mas para com a nossa reação a respeito.

Marli disse...

Não acho errado fazer o certo e, aliás, até convido os outros para fazer o certo comigo. Um exemplo sobre o lixo na rua: várias vezes ao ver alguém jogar algo no chão, o chamei e disse "Acho que vc deixou cair isto!" Encorajo mais pessoas a fazer o mesmo.

jesse disse...

Gostei do seu blog,muito bem organizado.
gostei da troca de idéia.
Eu acho errado fazer o errado,mas as vezes o certo pra muitos é errado para poucos.