domingo, 8 de maio de 2011

QUEM TEM MEDO DE CACHORRO?

Um dia desses, saí para minha corridinha de rotina e levei o Max, meu Border Collie de cinco meses. Fui a um parque que permite cães, desde que você os mantenha na coleira e recolha o cocô deles. Pois bem... Cumpridas essas exigências, eu e Max corríamos tranquilamente quando tivemos que ultrapassar três pessoas que faziam caminhada no percurso (na realidade, elas mais conversavam do que andavam). Ao passar por elas, a mão da mais baixinha esbarrou nas costas do Max e a mulher teve um chilique. Achou horrível a sensação de sentir o pêlo do cachorro e ficou choramingando com seus acompanhantes tudo de ruim que poderia ter acontecido.  
Para não causar mais confusão (e evitar matar alguém do coração), seguimos com nossa corrida pelo lado de fora do parque e eu comecei a pensar nos motivos que levam as pessoas a ter medo de cachorro. Como não consegui encontrar muitos, resolvi escrever esse texto.
“O cachorro morde”, você pode me falar. Sim, mas não fazem isso espontaneamente. Precisam se sentir ameaçados para cometer esse ato de crueldade. Um cachorro jamais vai ficar esperando alguém sair do caixa eletrônico de um banco para abocanhar seu calcanhar e roubar o seu dinheiro, nem vai entrar numa escola para morder todo mundo que encontrar pela frente. Também não é do feitio dos cães planejar sequestros nem torturar suas vítimas enquanto esperam pelo resgate. Ao conhecer um cachorro numa balada, não existe a menor possibilidade de ele colocar alguma droga na sua bebida para se aproveitar de você, assim como é impossível que um animal da espécie canina (e qualquer outra espécie) fique meses acompanhando sua rotina doméstica para roubar sua casa na primeira oportunidade que aparecer.
“O cachorro suja as ruas”, você também pode justificar. Sim, mas sua sujeira é de rápida decomposição e o pior mal que ela pode causar é nojo, seja pelo cheiro forte ou pela sensação ruim que sentimos quando pisamos no cocô. Um cachorro jamais vai jogar lixo na rua e entupir bocas de lobo, causando enchentes. Ele também não vai jogar bitucas de cigarro no chão. Não espere que um cachorro contamine a água dos rios ou use terrenos baldios como lixão.
“O cachorro é traiçoeiro, quando você menos espera ele faz alguma coisa para te prejudicar”. Esse é outro ponto que você pode colocar, mas será que estamos falando do mesmo bicho?
A pior coisa que um cachorro pode fazer pra você é te ignorar. Deve ser triste chegar num lugar onde há cachorros e nenhum deles abanar o rabo ou tentar lamber você, demonstrações sinceras de carinho e de amizade. Gosto de pensar que quando um cachorro age assim com alguém é porque percebeu que esse alguém é gente fina.
É claro que há exceções em se tratando de agressividade, principalmente porque o cão reflete a personalidade do dono e seu comportamento é fruto da forma como é tratado em casa.
Bom... Mas se um cachorro não faz nenhuma das coisas ruins listadas acima, quem nós temos que temer então?
Como eu não tenho medo de cachorro, deixo essa reflexão com você.

8 comentários:

Victor disse...

Oi meu amor, infelizmente não concordo com voce, sabe porque? vou lhe dar alguns exemplos:
Aqui em Porto Velho no estado de Rondonia, os Cachorros em companhia de Gatos, Macacos, Galinhas ateiam fogo na mata e tudo que veem pela frente, e o ano todo, e não fica por ai não, o esgoto gerado por eles e que não é pouco,coco, xixi, sobra de comida, sacolas plasticas é jogado tudo na rua ou no primeiro igarape que eles encontram (igarape é um pequeno riacho, fonte de agua limpa. Bem !! era para ser, mas os cachorros daqui odeiam esse negocio de preservar o meio onde vivem), sim aqui o esgoto corre a ceu aberto, coisa mais linda não existe.
Acho melhor voce rever seu texto.
Um super beijo

Carolina C Souza disse...

Como já dizem, o cachorro é o melhor amigo do homem. Uma professora (advogada) uma vez contou na sala que presenciou um caso assim: um homem, dono de um cachorro, abusava desse animal, uma coisa horrível. Um dos vizinhos percebeu e o denunciou a polícia. Na delegacia, levaram o homem e alguém ficou do lado de fora com o cachorro. Não é que o cachorro chorava ao ouvir a voz do dono? Chorava porque queria ficar ao lado dele. O homem é que foi o animal irracional da história. O cachorro, pobrezinho, queria ficar com seu dono...

É uma história triste mas que mostra como os cachorros são amigos e fiéis aos seus donos, mesmo quando mal tratados.

Grande beijo!

Meyre Lapido disse...

Qdo criança, me ensinaram a ter medo de cachorro.E entãoeu so fui aprender a gostar deles depois de adulta então, provavelmente essa pessoa que teve chilique por causa do Max deve ter aprendido em sua infância a ter medo de cachorros, ou sofreu algum trauma com eles e está decidida não questionar isso e pronto! È triste, porque ela nunca vai sentir o carinho que esse animal tem pela gente sem nos cobrar nada etc... Mas, a decisão é dela, temos que respeitar.

tangram ana paula disse...

Bom eu amo os animais e a natureza, e no meu raciocínio o pior animal que existe é o Homem. Eu tbém não consigo axcreditar na idéia de q um cachorro te ataque sem ter motivos aparentes, ou ele foi judiado ou agredido. O cão é fiel, companheiro, e nos amam incondicionalmente. Seria tudo muito diferente se o bicho Homem, aprendesse a respeitar os animais, a natureza, a humanidade e a si próprio. Maus Tratos a animais é crime. Denuncie Sempre. Gostei muito do seu texto. Uma boa reflexão para se deixar. Parabéns! Bjs

Lucimara Fernandes disse...

Oi Ká,
Eu tenho medo de cachorros. E de gatos também. O que não é segredo para ninguém. Isso não quer dizer que não goste de animais, simplesmente tenho medo e não gosto de contato físico com eles, não gosto do cheiro. Mas também não maltrato e abomino quem faz isso.
Ao contrário do que a Meyre diz, nunca fui ensinada a ter medo de cachorros, até mesmo porque sempre teve cachorros na minha casa, mas eu tinha medo até mesmo dos que nasceram em casa. E nunca fui mordida, não tenho nenhum trauma. Simplesmente tenho medo. Detesto cachorros que correm atrás de gente na rua, que latem e rosnam para mim sem que eu tenha feito nada... que pulam e babam em mim.
Mas tenho carinho pelos animais e chorava quando um deles fugia, morria ou por algum motivo ia embora. Agradeço aos meus pais por não terem mais cachorros... Mas ainda tenho que conviver com a Juju.
Acho legal quem curte, mas não é o meu caso.
bjs

Adriana Otani disse...

Oi Ka,
Eu não tenho medo de cachorros. Pelo contrário, eu os adoro! Porém, tenho medo de gatos!! Não sei explicar bem o motivo. Acho que por que nunca tive nenhum gato em casa nem na casa das pessoas mais próximas... Talvez seja uma coisa de criança: cachorro morde, gato arranha. Mas como sempre tive cães em casa, nunca tive medo. Já os gatos... Isso não quer dizer que eu não goste de gatos. Só que, já que não conheço tão bem seus comportamentos, eu respeito a distância.. hehehe. Sobre as pessoas que tiveram um chilique no parque, pra mim é lamentável. Isso pra mim não é nem medo, é frescura.

Hermann Stipp disse...

Eu tenho "medo" dos donos dos cachorros.
Tanto daqueles que criam animais nervosos e de gratuita brutalidade, feito a sua própria imagem. Como dos outros que humanizam demais os animais, ao ponto de dormir na mesma cama, subir na mesa no almoço e usar roupas e até sapatos.
Por isso venero os vira-latas. São naturalmente bravos ou meigos. Depende do que precisam para sobreviver nas ruas. São quase sempre feios e geralmente não possuem donos bizzaros!

Bjs e parabéns pela reflexão.

Anônimo disse...

Pior do que uma pessoa ter um chilique por ter encostado em um cachorro, são pessoas que generalizam e dizem que todos os cachorros são iguais!
Boa reflexão! :D
Bjs, juliana.