terça-feira, 4 de outubro de 2011

RUINDADE PSICOLÓGICA...

Nunca ouvi ninguém usar esse termo, mas, com certeza, ele deve existir. Na minha opinião, diz respeito às coisas que as pessoas falam com o objetivo calculado de magoar. Pode ser um comentário irônico, sarcástico ou, até mesmo, disfarçado de humildade, quando vem seguido da frase "desculpe, falei sem pensar...". Aliás, esse último tipo talvez seja o mais perigoso, pois tenta nos convencer de que a ofensa não foi intencional.

É difícil perceber a ruindade psicológica porque ela não é revelada explícitamente e, portanto, dificilmente é percebida por terceiros. Às vezes, vem disfarçada pelo tom de brincadeira. Na maioria dos casos, porém, é revelada apenas quando não há mais ninguém por perto.

Na verdade, é praticada por covardes.

Há pessoas de quem já esperamos essa atitude. São os tipos que se alegram em entristecer o dia dos outros. É fácil perceber. Quando você compra uma roupa, o tipo vem e diz que ficaria melhor em alguém mais magro; quando você arruma um emprego, o tipo conta um caso em que sua nova empresa maltratou alguém que ele conhecia; e assim vai...

A ruindade psicológica deixa a gente um pouco triste, mas essa tristeza passa. Quando é praticada por alguém que se diz amigo, no entanto, além de entristecer, ela dói.

Dói no coração e na alma, se me permitem o exagero, porque é muito difícil explicar. É uma sensação de surpresa e, como veio de alguém de quem você não esperava, é um baque tão forte que te joga no chão. 

A dor maior, no entanto, é o abalo na nossa capacidade de discernir sobre quem realmente é amigo e quem não é, destruindo nossa confiança.

E, como todo mundo sabe, levamos anos para confiar e, quando nossa confiança é quebrada, dificilmente conseguimos consertar.

2 comentários:

Meyre Lapido disse...

Passamos a vida inteira sofrendo e causando ruindade psicologica.A proporçãoque este ato causa é que deve ser analisado, Na maioria das vezes quem causou, nem se dá conta disso mas quem realmente ta querendo se uma pessoa melhor, percebe o erro, pede desculpas, usa essa experiencia e vai tentando não causar mais.Quem sofre tbém deve analisar pque sofremos essa ruindade: será que depositamos confiança demais,será que esperamos demais dessa pessoa, , será que não estamos recebenso tbém o que já causamos?. Enfim, como dizia Guimarães Rosa " Perigoso ja é viver"

Carolina C Souza disse...

Realmente existem pessoas que não tem sentimentos, são vazias por dentro e acham que as outras pessoas também são assim e que não vão se machucar ouvindo algo extremamente negativo.
Espero não ter sido ruim assim com alguém na vida.
Adorei o texto, vou compartilhar!!
bjs