Uma vez, enquanto me preparava para ir embora de um shopping, vi uma mãe orientar seu filho a levar o carrinho de compras até o supermercado que divide seu espaço com esse centro de compras onde eu estava. Quase morri de susto! Normalmente, as pessoas largam o carrinho no mesmo lugar de onde tiram seus carros. Quando são menos mal educadas, algumas delas fazem o esforço de deixar o carrinho numa posição que não atrapalhe os demais motoristas.
Levar de volta ao lugar de origem, no entanto, eu nunca tinha visto e, por esse motivo - e pela demonstração de educação, é claro - fiquei com vontade de dar parabéns à mulher.
Dirigindo lentamente em direção à saída travei um dilema comigo mesma: falo ou não falo com ela? O que será que ela vai pensar de mim se eu falar? E, em meio a esses questionamentos internos, deixei passar a oportunidade de fazer um elogio por uma atitude que admiro muito: a de considerar o impacto de suas ações na vida dos outros ao invés de apenas olhar para o próprio umbigo.
Depois que deixei o shopping, fiquei pensando em como é mais fácil brigar quando alguém faz alguma coisa com a qual não concordamos. Já presenciei pessoas discutindo com outras que furam fila, com motoristas que avançam no sinal fechado, que estacionam sobre a calçada... Eu mesma já chamei a atenção de um homem que largou seu carrinho de supermercado atrás de um carro que estava estacionado ao lado do meu.
Elogiar alguém pelas boas atitudes, no entanto, é raro ver.
E foi com essa lembrança da oportunidade que deixei passar que tomei coragem e elogiei uma aeromoça pela sua educação.
Na realidade, eu a elogiei por ela ter agradecido, no sistema de som da cabine do avião, a ajuda que recebeu de alguns passageiros durante a venda de produtos alimentícios no serviço de bordo, uma prática que a companhia aérea onde ela trabalha adotou para melhorar a qualidade dos produtos oferecidos, mas que ainda precisa avançar quando o assunto é dar troco para quem só tem notas altas na carteira. Com simplicidade e educação, a aeromoça conseguiu que alguns passageiros - um deles era eu - se esforçassem para identificar os trocados para pagar os produtos que estavam sendo adquiridos, criando, assim, a possibilidade de troco para quem só possuía 50 reais na carteira.
Pode parecer bobagem, mas essa atitude facilitou o trabalho da aeromoça que, em contrapartida, agradeceu pessoalmente a cada ajuda recebida e, mais tarde, no sistema de som do avião.
Quando eu estava para sair da aeronave, disse a ela: "você é muito educada. É a primeira vez que eu vejo alguém ter essa atitude de agradecer em público. Parabéns!"
Ela ficou tão feliz com o meu comentário que, após me dar um beijo e um abraço, disse que ganhou o dia.
Fiquei surpresa com o poder que um elogio sincero tem sobre o dia das pessoas, mas o que me deixou mais contente foi a explicação que ela deu sobre sua atitude: "eu não sou nada sem a ajuda dos outros. Tudo o que posso fazer é agradecer."
Humildade e respeito. Muito bom quando essas duas qualidades caminham juntas.
Da minha parte, tomei uma decisão: sempre que tiver vontade, não vou poupar elogios a quem merece.
Se todo mundo fizer isso, com certeza teremos pessoas cada vez mais motivadas a fazer o que é certo...
4 comentários:
Adorei seu texto e concordo que é muito mais fácil criticar do que elogiar.Mas se todos soubessem do poder do elogio desinteressado na autoestima das pessoas...
Gente com autoestima elevada trata os outros com consideração e respeito e vamos combinar que é sempre muito gostoso ouvir um elogio sincero,seja por um trabalho bem feito,por uma ajuda que prestamos ou simplesmente por estarmos bem.Vc foi mto feliz no seu texto...bjim
E já que falamos em elogio...além de escrever bem vc é mto linda! rsrs
Oi Regina,
Obrigada pelos elogios...realmente, eles fazem uma grande diferença no nosso dia, rs...
Obrigada pelo comentário!
Oi Ka, achei seu texto ótimo!
Acho que fica mais fácil criticar do que elogiar por que temos o péssimo hábito de achar que quando alguém faz algo da forma correta, está fazendo mais que sua obrigação e não merece elogios. O que não é verdade.
Acredito que para quem elogia, talvez as palavras não repercutam tão positivamente quanto para quem recebe o elogio.
Como disse a aeromoça pra você, ela ganhou o dia. E não custou nada elogiar. Além do mais, com certeza ela terá mais motivos para continuar fazendo o certo.
Beijão!
Oi Karina, gostei muito do seu texto, pois me ajudou a ver que preciso elogiar mais as pessoas. Como sou muito crítica, não perco tempo em mostrar o erro dos outros, mas quando é elogiar, não sou tão rápida assim.
Quando cheguei para servir no navio como voluntária, algumas pessoas que também eram voluntárias me agradeciam por estar trabalhando com elas. No começo não entendia bem, pois elas também eram volutárias, mas lendo seu texto, vejo o quanto é importante agradecer e elogiar as pessoas por serem educadas e gentis.
Parabéns por ter aproveitado a oportunidade!
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